domingo, janeiro 21, 2007

Bacalhau com natas

(receita para quantas pessoas lhe cabem no coração)
Tempo de duração médio: para já, 365 dias.

Para a confecção desta iguaria é necessário assegurar-se de que obtém os melhores ingredientes disponíveis no mercado. Assim, e depois de se assegurar também que os utensílios que usa são os mais adequados, inicie a preparação do repasto com muito amor, paciência e perseverança!

Numa caçarola feita preferencialmente de expectativas e projectos bem enredados, passível de ser exposta a altas temperaturas, comece por colocar experiências de vida às rodelas e corte em cubinhos desgostos dilacerantes. Poderá até esmagar estes desgostos já que, como o nome indica, darão um gosto melhor ao prato. Atente à limpeza dos ingredientes! Passe bem por água as experiências de vida que vai utilizar, sugerimos boas lágrimas provenientes de alegria ou de tristeza, e poderá até enxugá-las com a ajuda da memória, recipiente altamente permeável.

Leve este preparado ao lume, regado com um bom azeite virgem. Este ingrediente, difícil de se encontrar, está ainda assim disponível nas melhores lojas da especialidade. Deixe levantar fervura e, assim que os aromas das recordações lhe começarem a invadir o ambiente, adicione um bom vinho. Sugerimos aqui um vinho suave, com leve aroma a frutos silvestres. Poderá temperar com uma pitada de sal, algum atrevimento ou ousadia, conforme o gosto mais ou menos picante na vida, e coentros. Tenham lá paciência mas coentros são do melhor há… Mexa calmamente com uma varinha de condão e tape o preparado, deixando-o em lume brando enquanto o vinho se vai evaporando e enquanto todos os ingredientes se vão imiscuindo, lenta e requintadamente. Assim que a mistura apresentar uma consistência semelhante a uma história bem contada, acrescente as natas, envolvendo cuidadosamente todo o preparado. Retire do lume e reserve.

Entretanto, prepare cuidadosamente as postas do bacalhau. Atente à sua limpeza, à sua consistência, à sua cor. O tempo sugerido para que as postas fiquem de molho antes de serem utilizadas varia de cozinheiro para cozinheiro… O mais importante aqui é assegurar para cada posta um sabor apurado, porém, não demasiado agressivo. Porque o bacalhau quer-se emotivo, tempestuoso, apaixonado, zangado até. Mas distinto. Cada posta deverá ter o seu sabor distinto. Sugere-se aqui que sigam as instruções disponíveis nos compêndios formados pelos extensos Moleskines escritos pelos vossos anjos da guarda. Como poderão imaginar, a tarefa é complexa e, por isso, alguns executantes desta receita preferem definir o tempo de molho das postas por intuição. Arriscada, é certo, poderá ainda assim resultar desta decisão um prato altamente apetitoso!

Portanto, preparar as postas significa aqui cortá-las em pedaços de forma a que cada um transmita exactamente o vosso propósito. Depois de cortadas em pedaços deverão envolver cada posta com pó de estrelas, sacudindo bem para evitar que fiquem demasiado panadas. Leve ao lume com um pouco de emoções. Mais uma vez aqui poderá cozinhar as postas com o ingrediente que escolher. Sugerimos algumas emoções essenciais tais como alegria, surpresa, medo e tristeza, podendo claramente usar maiores quantidades de umas em relação às outras ou, até, optar por apenas uma delas. Quando as postas estiverem a ficar douradinhas incorpore o preparado anterior, com as natas, e envolva cuidadosamente tudo em lume brando. Retire do lume assim que comecem a borbulhar palavras, parágrafos, vírgulas e outros sinais de pontuação desta mistura.

Coloque na travessa onde vai servir a refeição, podendo agora optar por decorá-la com música, imagens, cores. Sirva na hora.

2 comentários:

Carminho disse...

Excelente homenagem ao Bacalhau!

Cada 'Chéf' terá obviamente a sua fórmula secreta de preparar o Bacalhau. E uns põem-lhe mais sal, outros menos, uns preferem especiarias mais ousadas outros optam por condimentos mais discretos. Que afectam os sentidos de uma forma mais subtil...

Acho que a tua receita está muito completa. Apenas lhe acrescentaria a sobremesa: uns Suspiros espiralados e uns Profiteroles!

Madalena disse...

Definitivamente uma das melhores receitas que já vi de bacalhau com natas.

Apenas lhe acrescentaria as Coisas Boas da Vida e para a sobremesa, o Maravilhoso Chocolate

Agora façam só o favor de se servir e degustar tão maravilhoso prato.