domingo, junho 18, 2006

Olh'ó Balôn!


Informamos todos os/as interessados/as que está aberto o concurso de Quadras de S. João para o ano 2006.

Todos/as os/as interessados/as poderão parcticipar no concurso, bastando para isso colocarem aqui os vossos trabalhos. Estes ficarão sujeitos às apreciações dos/as restantes concorrentes. Temos que rentabilizar recursos, meus caros!

Mas atenção! Nada de linguagem imprópia! Que a gente até nem se importa de ser brejeira mas há limites! Tá?!

O objectivo é, na tarde de sexta feira, podermos encontrar o/a vencedor/a da Quadra Mai Linda (sim é assim o nome do título atribuído).

Mãos ao trabalho, que é como quem diz, neurónios a trabalhar.

Prémio?
Qual Prémio?
Prémio?
Qual Prémio?

Vão lá trabalhar.....

17 comentários:

Ivana disse...

Bem! Que ideia genial!

Cá estão a minhas propostas:

Ó meu rico S. João
Eu queria fazer uma quadrinha
Mas falta-me a inspiração.
Sou mesmo lerdinha.

Neste dia de festança
O Gang vai sair para as ruas.
Vai cheio de pujança!
E deixa em casa as agruras.

Enrolem os tapetes vermelhos
Acalmem a agitação!
O gang quer é estar com o “pobinho”
E viver o S. João!


Já dei o mote....

Carminho disse...

Aplaudo ideias e iniciativas giras como esta!

Prometo dar o meu melhor!

Ivana disse...

Ora bem, vamos a ver.....

O prazo é sexta feira, portanto, vejamos.....

Convém que participem!

(estou quase a desistir...)

Anónimo disse...

Para que este grupo conheça a minha veia poética!
Farei uma mini epopeia...
Juntando uma ou duas palavras
Tecerei a minha teia!

No dia de S. João
Comem-se sardinhas, acendem-se fogueiras
À noitinha lança-se o balão
Que só para em Angeiras!

Festa grande, festa rija!
Iremos todos nela participar...
Mas antes quero dar uma mija
Para que isto possa rimar!

Carminho disse...

Como prometido é garantido, cá vai a minha participação:


Dizem que és santo
mas santo não és não!
Tu gostas é de festança
não é, seu borgueiro João?

Com o belo do alho porro
as ruas ficam perfumadas
Ai de mim que morro
mas é com tantas marteladas!

E o belo do manjerico
que se anda a pavonear?
Anda por aí tanto maçarico
à caça do seu par!

Seguem rumo ao bailarico
Onde dançam sem parar
A mim me daria o fanico
Naquele aperto até se me faltava o ar!

E tu, caro João
vais saltar na fogueira?
Ou vais seguir o teu coração
E vais-te declarar à tua tripeira?

Se te faltar coragem
De falares do lado da Ribeira
Podes ir até à outra margem
ela gosta de ti da mesma maneira!

Eu cá sim vou-me divertir
Com o grupo dos mais giros
Vai ser sempre a abrir
Ao som dos foguetes que mais parecem tiros!

Vamos para a grande sardinhada
acompanhada da batatinha cozida
e soltar a bela da gargalhada
que esta malta é bem divertida!

E nesta noite de boémia
marcharemos em plena peregrinação
vamos todos gritar p’ró lado de Gaia
«Porto, és a minha nação!!!»

Sãozinha, Bilha, Carminho, Betty, Ivana, Sal, Ma-Dá e Maria
Todos juntos, nesta Festa, soltaremos o balão da Alegria!!

Ivana disse...

*****

Ivana disse...

Al....
Fiquei fã. Meeeeeesmo!

Carminho disse...

Bilha,meu docinho...

És o meu Poeta!!!!
Fiquei sem palavras...
Está genial, fabuloso!

Um dia o João há-de ler isto e será ele que ficará babado.
Sim, ser tio inspira-nos, eu sei :)

Um BEIJO enorme
Adoro-te...

Anónimo disse...

Não podia deixar de dar também o meu contributo.

Bom S. João!!


É noite de festa rija,
É noite de S. João!
É noite de alegria,
É noite de animação!

Noite bela e perfumada
Ouve-se a música no ar
O grupo mais giro começa
Desde logo a festejar

Chega o Bilha sempre pronto
Com Carminho pela mão
Pra preparar a fogueira,
traz caruma e traz carvão.

Para que as sardinhas fiquem
Com paladar bem saboroso
Mestre Sal logo colabora
Com as pedras de sal grosso

Mas como Al não aprecia
Manjar tão tentador
Calina prepara a febrinha
- Sempre tem outro sabor…

Betty junta-se a Maria
P´ra escolher o manjerico
Mas logo se arrependem
E abrem o bailarico

Madalena e Ivana
Também estão a ajudar
Acendem lindo balão
Que sobe, sobe no ar

Depois da sardinha assada
Chega a hora da brincadeira
Em que a gente gira decide
Tentar saltar a fogueira

Mas a menina Carminho diz
Muito selecta e aprumada
- Eu cá não salto a fogueira,
Não quero ficar queimada.

De martelo e alho em punho
Para nas cabeças bater
Parte o belo grupo mais giro
Que só volta ao amanhecer.

Foi noite de festa rija,
Foi noite de animação!
Foi noite de alegria,
Viva o nosso S. João!!

Madalena disse...

Apesar da sensatez que me caracteriza, a verdade é que não tenho muita imaginação para estas iniciativas.

Depois de uma semana a pensar, a única coisa que consegui escrever foi o que se segue (que comprova a minha limitada criatividade)

Oh meu querido S. João
Oh meu querido S. Joãozinho
Vamos lá então
Ver passar o grupinho

Quem nos conhece
Sabe que somos uma curtição
Quem nos desconhece
Vai só ver a animação

....

Ora lá está deveria continuar, mas foi missão impossível.

Todavia em conversa com uma amiga, desabafei que precisava de uma quadra de s. João e ela carinhosamente arranjou-me uma, embora não personalizada. Resolvi partilhar convosco porque ela foi mesmo um querida e merecia que eu usasse a dita quadra:


Com um vaso de manjerico
E alho pôrro na mão
Vamos todos para a festa
Porque é noite de S.João

E já está!


Bom S. João!

Divirtam-se muito

Unknown disse...

Gang amo-vos e por isso "publico isto" que se segue e que foi escrito enquanto degusto a minha saladinha de atum:

Segunda feira aqui chego
E para minha surpresa
Começa meu desassossego
Quadras não! Invade-me a tristeza

Maria menina labutadora
Põe-se a pensar e a pensar
A ver se arranja ideia vencedora
Mas num instante começa a desesperar

Os dias vão passando
E nada surge rimando
O gang vai postando
Maria desanimando

Os pedidos tornam-se ordens
Vindas de todo o lado
Maria decide então
“Vou deixar isto arrumado“

Usando a caneta para escrevinhar
E sempre na sardinha pensando
Lá vai tentando rimar
Porque lhe dizem que divertido é ir participando

Gang, amor por vocês tenho
Estima e muita consideração
Mas peço-vos depois deste desempenho
Faço tudo ... mas rimas de novo não

Uma tristeza, uma miséria, ... uma nódoa, ....

.... enfim ....

À semelhança da Má-dá tambem eu comentei com essa amiga o meu desalento e minha incapacidade para produzir algo que merecesse o nome de quadra. Num gesto que me surprendeu em absoluto ela ofereceu-me esta quadra que aqui posto em seu nome e sua homenagem, porque há pessoas absolutamente keridos:

A noite de S. JOão
É uma noite de folia
Feita de fogo de artificio
Sempre com muita alegria

A todos um Óptimo São João.

Beijos muitos

Ivana disse...

E agora???

Sardinhas pra todos!!!!!!!!!!!!!

Lobe iu ól..........

Anónimo disse...

O meu voto para os melhores versos de S. João vai para a Calina. Saliento os seguintes aspectos:

-- Construção e encadeamento das palavras perfeito;
-- Rimas efectuadas com elevada precisão;
-- Uso de figuras de estilo, com especial destaque para a metáfora, eufemismo, hipérbole e, principalmente, ironia!
-- Elevado teor humorístico!

Calina, aquele beijo!!!

Anónimo disse...

ola a todas sem conhecer... !peço desculpa por entrar, porque nao faço parte do grupo mas 2 elementos do grupo deram-me permissao! Finalmente entrei e nao posso passar sem deixar comentario, depois de tantos elogios!...voces sao umas kidas, merecem!Beijinhos Isabel

Ivana disse...

Fizeste bem em passar por cá Isabel.

Comentários desses são sempre bem vindos! ;)

Beijinhos!

Unknown disse...

Beijo grande Isabel....
Teres passado por cá só comprova que tu é que és muito mas muito kerida!!
E obrigada pela quadra que me ofereceste: motivou-me para me mexer!!

Madalena disse...

Olá belinha!


Ainda bem que apareceste por aqui!

Volta mais vezes, serás sempre benvinda!!!

Tu é que és uma KERIDA!!

Beijinhos grandes

Madalena