segunda-feira, junho 19, 2006

Good Vibrations

Caríssimos Amigos

Nesta segunda-feira de Junho, em pleno regresso ao trabalho (isto é uma estafa!) decidi, num gesto generoso e revivalista, partilhar memórias recentes e conhecimentos preciosos para umas próximas férias...
Antes de mais, coloquemos o vinil em posição...e deixemos os Beach Boys envolver-nos com o fantástico...‘I’m looking for a good vibration...’


Sim, em busca de boas vibrações, ‘Quatro estarolas iniciaram uma viagem fantástica quando um deles, o maior....’ disse:

- Pessoal, tudo a postos para o Algarve? Apertem os cintos, fasten your site bells...por falar em bells, isto lembra-me algo...hum. hum...Bells, bell, hum...já seii!!! Bell de Isabel.... Ah, meu amor...’

- Ei! Cuidadinho, mãos no volante, está bem!!??? (gritou o casal Bilha e Carminho...)

Auto-estrada afora, com a Lua a dançar à nossa frente e trovões a iluminarem o caminho lá fomos...parando em quase todas as estações de serviço para cumprimentarmos o pessoal e para auditarmos os WC’s. Isto de viajar com auditores é no que dá!

E eis que, entre melodias, chegamos à simpática Vila Moura, esse paraíso cheio de palmeiras e de rotundas! E claro, de gente muito gira (como nós, evidentemente!)!
O descarregar de toneladas de bagagem ainda foi algo demorado, não fosse este um grupo vaidoso e ultra-precavido... até o belo do Mikado nos acompanhou...(para o caso de nos apetecer umas belas de umas espetadas, quem sabe?)

E eis que, finalmente, nos instalamos no belíssimo número 58, com vista para a piscina! Embalados pelo cansaço e ansiosos pelo amanhecer, ali ficamos a sonhar (pelo menos na versão oficial)... zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

A aurora rompeu e o galo cantou! Cheios de energia (tanta tanta que até baptizamos um jovem casal de melenas douradas e tonalidade de pele de holandês puro! com o simpático nome de Al & Calina, em alusão às pilhas alcalinas...), lá decidimos tomar o pequeno-almoço fora.

Batemos a porta do número 58, ávidos pelas boas vibrações de um pequeno-almoço aromatizado com uma amena brisa de verão e povilhado com a despreocupação típica das férias. Chegados ao chegar ao elevador, mesmo ali, na portinha do dito cujo, uma forte vibração cognitiva apossou-se da mente do jovem Bilha:

- Calina, bateste a porta?
- Sim, claro...
- Ó não! As outras chaves estão metidas na fechadura!!
(jovens, e aqui começou a aventura...e a pornografia...que isto não é decente, não!)
- Mas que dizes, metidas do lado de dentro?
- Sim, enfiadas lá dentro, e ainda por cima rodadas...
- Ó não! – disse Carminho - Os meus perfumes e cremes estão lá dentro!!
- Vamos meter a nossa chave e experimentar? – disse o jovem Al.
- A tua chave? Não sei não...não sei se resulta... – disse Calina, depois desta calinada...onde já se viu, bater assim com a porta, quando ela tem coisas lá enfiadas por dentro? Ai, ai, a vida...

Esperançados e empenhados e esfomeados (!), lá enfiaram a chave mas ela não entrava. Com outra lá dentro, nada feito!
Persistentes, ainda fizeram uma nova tentativa, mas em vão...
Entretanto, começou a ouvir-se trovejar... Porém, todavia, contudo desenganem-se as mentes que logo pensaram em mau tempo! Os trovões provinham directamente dos estômagos destes jovens em privação alimentar desde as 3 da manhã!
Como a cabeça funciona melhor de barriguinha cheiinha e feliz, lá decidiram ir comer algo.
Já acomodados num chiquésimo café, cheio de glamour e falo-vos nada mais nada menos do que a cafetaria do Ali Super (upa, upa!!), assistimos a duas cenas caricatas: a primeira, que os manequins das montras afinal andam por aí, a julgar pela loira de óculos escuros, chapéu de palha, perna cruzada, vestido castanho curto e decotado como se quer, e cigarro em riste, paralisada (perdão, sentada) à nossa frente! Se aquilo não era uma gaija boua, mesmo boua, daquelas que dizes: ‘ Ei, que boua!!’ não sei o que seria...
A outra cena caricata foi mesmo as torradas que nos serviram...quando se fala nos tradicionais escaldões algarvios, pelos vistos isso aplica-se também às torradas...pretas como carvão! Bronze fatal!! Aqui o grupo deu mostras da sua assertividade (e Carminho deu provas da sua forretice: ‘- Recuso-me a pagar torradas queimadas!!’) e lá conseguiu que a senhora das madeixas louras em fundo castanho se descentra-se da sua coloração capilar e se concentra-se em não deixar as torradas torrarem!! (passe o pleonasmo!)
Bom, saciados (se bem que ainda se comia mais qualquer coisinha...) lá marcharam para a conquista: não, não era Tróia que tinha que ser conquistada! Era mesmo o 58 da não menos magnifica Vila Moura!

E aqui, caros, entra o know-how, o verdadeiro saber da gatunagem (perdão, libertinagem) quando Bilha faz uma proposta indecente a Carminho:

- Vou tentar meter um cartão. Babe, emprestas-me um cartão dos teus?
(proposta esta acompanhada de um olhar matador que logo, logo, me deixou desarmada...cedi, portanto à proposta e saquei do meu cartão...)

Mete cartão, tira cartão da ranhura, rapidamente o dito adquiriu maleabilidade. No entanto, continuávamos na mesma: cá fora!!
Calina também meteu o cartão e ainda se queixou que o cartão estava a ficar mole... A porta era mesmo impenetrável!!

Entre risos de nervoso miudinho, tentamos tudo! E quando digo tudo isso incluí termos pedido uma colher de chá na cafetaria para servir de chave de fendas para abrir a pequena saída de ar qua havia na porta... Lá conseguimos, mas a mão que lá cabia seria possivelmente a de um anão...

Bom, dando largas à imaginação, lá telefonamos aos bombeiros locais que, habitualmente, costumar ser humanitários e salvar gatinhos que se empoleiram em árvores... Al lá estebeleceu a ligação mas, surpreendentemente, o nosso pedido de salvamento foi recusado:

- Sim, somos da corporação dos senhores dos capacetes, munidos de machados que apagam fogos e salvam gatinhos. No entanto, lamento. Para a deslocação, o senhor teria que ter alguém dentro de casa. Ora, continução de bom dia!!

Caso para dizer ao simpático senhor do capacete que:

- Ó meu caro amigo!!! se estivesse alguém dentro de casa, abria-nos a porta!!!!!!!!!!! Dah....

O pedido de ajuda seguinte foi dirigido ao simpático senhor do condomínio, que logo, logo, acolheu Calina e Bilha em sua casa e, num inglês irreprensível, telefonou para um ainda mais simpático marroquino que, num flash, chegou ao local do crime... Sim, crime, ora vejamos: estupro (chave enfiada na fechadura), violência (maus tratos repetidos ao cartão) e tentativa de arrombamento.... Já para não falar em mal-criação que no meio de tudo, lá soltamos uns: Bolas, caraças e carambas pelo meio...
Ora cá vai o segundo ensinamento de boa ladroagem quando o senhor marroquino, saca de uma faca de cozinha (vulgo catana) e corta uma rodela de uma garrafa vazia de agua do luso. Invocando que este material é mais maleável, também ele tentou entrar no trinco, mas logo se apercebeu que o plástico não era duro o suficiente...Palavras dele, não minhas...

A segunda tentativa foi com um novo cartão, desta feita, com as medidas e espessura ideais...E, finalmente abriu...A porta abriu!!!

Qual Alibabá, qual ‘Abre-te sésamo’??? Malta, o belo do cartão é o que está a dar para abrir portas!!! E sem precisar de PIN nem códigos de acesso!
E dizem por aí...que com uma bela radiografia também se obtém bons resultados.

Por isso, antes de saírem de casa vejam se deixaram chaves metidas por dentro e depois, tranquem a porta à chave, não vá este texto ensinar coisas do demo ...

Os dias seguintes foram um misto de boa comida, boa disposição e, claro, bom futebol. Futebol, daqueles bons, sabem? Daqueles mesmo, mesmo bons que uma pessoa até diz: ‘Ei que bom!?. Descobrimos que somos giros, mas que Trivial Pursuit Genius não é bem made for us...Também ainda se perguntassem coisas interessantes como: Quem escreveu o Sei Lá?, Ou de que cor era o cavalo branco de Napoleão?
Mas não, perguntam coisas que não interessam a ninguém, tipo: O que têm em comum Saramago, Salman Rushdie ...e uma série de nomes que não saem na Caras?

Um tédio! ;) O que vale é que no meio do jogo, íamos assistindo a um filme giríssimo do Jackie Chan a fazer de índio!! Achei que aquele papel era a cara dele!!!

Quero também prestar homenagens aos dotes culinários evidenciados nestas mini-férias. Graças a estes jovens gourmets e bons cozinheiros, quatro barriguinhas felizes foram vistas a passear por Portimão, enquanto comiam um crepe gigante cheio de gelado, topping e chantilly!!! A fome foi de facto, negra!!!

Aprendeu-se coisas novas. Por exemplo, Bilha esclareceu a mente de Al quando lhe revelou o que eram ‘banhos sentados’... Calina relembrou que trovoada não se escreve trevoada, mas sim trovoada (obrigada Calina!!)
e Carminho proibiu o uso da terminologia que envolva as duas letras C (de casa) e U (de uva). Citando-me a mim mesma, essa palavra é ‘muito feia!!’.

Boas vibrações, sem dúvida, se fizeram sentir no seio deste grupo de jovens casalinhos.

Digamos que o auge vibratório foi atingido quando, num belo serão (após um atento visionamento da final do ‘Dança Comigo’) todos giríssimos e cheios de brilhantina, resolvemos ir socializar com o Sr China na Marina de Vilamoura.

Todos fashion, envoltos numa nuvem perfumada, dirigimo-nos à viatura oficial, cedido gentilmente para esta viagem pela nossa cara Calina.
Al caminhava decidido e confiante pelo pátio do condomínio que agora estava meio adormecido (passava da meia-noite) e comenta:

- Ah, este comando do alarme não tem nada dentro!

Logo soltamos uma gargalhada de boa disposição e dissemos:

- Fantástico! Boa piada! Agora abre-nos lá a porta que os penteados lisos estragam-se e encaracolam com a humidade da piscina!!! – disse Carminho.

- Não, não. Isto está vazio, capixe?

- Isso não é nada fixe, pá! – disse Bilha. – Como vamos abrir o carro?

- Com a chave, dah! – disse Calina.

- Ou com um cartão!!! – exclamou Carminho, mais culta em técnicas de assalto e arrombamento de portas do que o Junho homólogo.

- Pois, vamos abrir e o alarme vai tocar. Mas eu, tenho a chave que desliga o alarme. – afirmou Al.

Ufa! Suspiraram.

Eis que a abertura das portas do veículo acciona o alarme e logo todo o prédio despertou. Não era Berlioz, nem Ravel, muito menos Wagner, mas o som de tragédia era semelhante ( e mais repetitivo)...Nem me atrevo a tentar aqui reproduzir o som do alarme...digamos que um surdo era bem capaz de o escutar...

Porque estes quatro apreciam desafios e aventuras, regadas com adrenalina e suor, a chave do alarme não funcionou!!! E o que antes era silêncio, agora era uma brutal poluição sonora!!

- Planeamento!! – ouviu-se alguém gritar – Vamos procurar o que falta do comando!

Enquanto Al e Bilha tentavam que a chave cumprisse a sua função (i.e. calar o histérico alarme), as meninas rapidamente activaram a sua visão nocturna (qual felinas) e, de cócoras iam apalpando o pátio...Até é algo sensual de se assistir...Não fosse a idade que já pesa e as cruzes a dar de si...

E, bom! Para acelerar isto um pouco, imaginem como nos filmes que:

Meia hora depois....

Bilha e Al tinham pegado no carro e levado o alarme gritante a passear pela Marina de Vilamoura. Houve até quem lhes cedesse passagem...(gente que confundiu sirene de emergência com alarme, imagine-se!).
O senhor do condominio já tinha chegado entretanto ao pátio e desfazia-se a rir com a nossa imensa (falta de) sorte, enquanto eu, Carminho, contava a história aos restantes moradores tentando desfazer ideias de que aquilo era um assalto a um carro...
Pelo meio da história, ia-me abaixando e apalpando o pátio, acompanhada da minha companheira (que ménage!!) Calina quando:

- Encontrei!!!!! – gritaram ao mesmo tempo.

Sim, ambas, conseguiram encontrar a agulha no palheiro, ou antes, a placa do alarme e a pilha!

Logo telefonaram para os meninos que, por sorte, ainda não tinham ensurdecido, nem tinham sido parados pela Polícia. É sempre assim: quando precisamos da Polícia, ela nunca aparece! Provavelmente andavam a multar carros...

Coitadinhos....Todos sujos de óleo, com os tímpanos maltratados...

Agora dizem vocês: Ó tadinhos...E foram descansar não foi?

Nah, qual quê? Fomos pra rambóia, pra night!!

E dançamos, dançamos e rimos e rimos e namoramos e namoramos

Em síntese, foram bouas, muito bouas, mesmo mesmo mesmo muito bouas estas mini-férias entre Amigos!! Daquelas que dizes: ‘Ei que bouas’!!!

Sem dúvida, com Boas Vibrações, em todos os sentidos ;)!!!!


P.S. – Introduzi, como podem ler (se tiverem pachorra para ler até ao fim, que eu quando começo a escrever não páro e esta frase é bom exemplo disso...:)), dois novos elementos: o Al e a Calina: Al&Calina. Tolos de todo e, sem dúvida, companhia da melhor!
Como a menina Calina já comentou neste espaço, desde já aqui fica registada a sua entrada pela porta da frente, bem como a do seu caro mais-que-tudo, Al, neste espaço do g+g!
Welcome!! Beijos a todos.

6 comentários:

Ivana disse...

Adorei...

Adorei...

Bem vindos Al & Calina!!!!

Adorei...
Planeamento! Boua, mêmo boua essa. Daquelas bouas.....

(Doi-me a barriguinha de tanto rir....)

Unknown disse...

muito bom...

como sempre né carminho? não sabes fazer as coisas de outra forma...

PS - sim, lá me conseguiste arrancar uns sorrisos!! e muitos risos! (contidos k isto é um local de work.. muito work)

Madalena disse...

Simplesmente DEMAIS!!!!


Isto é o que dá! Férias com o gang (agora com novos elementos, sejam muito bem vindo Al & Calina)não podia ser de outra fora!


(E lá estive eu escondida pelo monitor do pc a rir....)

Anónimo disse...

Lindo!

Simplesmente fantástico!

Eu não descreveria melhor esta aventura...

Foram uns dias muito bem passados, em boa companhia e, obviamente, cheios de peripécias!

(Deixo aqui o meu voto de protesto relativo ao facto de hoje estar um dia de sol radiante, quando no fim de semana esteve chuva! É gozar com uma pessoa!)

Anónimo disse...

Bouas...

Cá estou eu! A gaija boua, aquela mesmo boua, que tu olhas e dizes "ei que gaija boua"! Ou não fosse eu de Ermesinde (hihihi)!

Adorei as férias e os momentos partilhados, e que momentos! As longas teorias sobre a humanidade, as ménages, o período gastronómico – relembro particularmente as gemadas do meu querido Al - e o período kamasutronómico… as chapas na piscina (ainda me doem as costas… vá-se lá saber porquê!), o campeonato de ténis indoor… e tantas outras coisas!

Quatro estarolas decidem fazer uma viagem fantástica. Entretanto aparece uma abelha peluda, mas que afinal não era peluda era gorda e um urso, esse sim, peludo que decide fazer lentamente aquilo que a Natureza, por vezes, incute em todos os seres vivos, principalmente quando estamos longe de qualquer ponto de escoamento possível…
E os quatro estarolas, por incrível que pareça continuam a seguir viagem!!

Desta vez, decidem remeter para o facto de que as palavras que não são as próprias palavras mas sim as outras palavras a que essas mesmas palavras se referem são impróprias para uma conversa tão animosa e douta que podia ser escutada ao longo de tão longa viagem… Não fossem os nacos e as bocas cheias…

Penso, que é nesta altura que além das congratulações por ter entrado para o mundo dos mais giros, me informam também que acabei de ser excluída do mesmo… Não fosse este um blog de família!!


Carminho és uma narradora fantástica… Bilha, és um cozinheiro de primeira (desde que com a tua ajudante claro!!), Al, és lindo amorzinho!


PS: Com o Al&Calina tanto dá em baixo, como dá em cima!

Carminho disse...

Estou sem palavras Calina...

«..período kamasutronómico...»??!!

Que é isto?! E eu, cheia de problemas em escrever coisas como 'enfiar cartão na ranhura...da porta»

Aonde vamos parar!?

Benzo-me... ;)