quinta-feira, junho 29, 2006

Arroz de ervilhas com bolinhos de bacalhau

Sugestão culinária para esta semana: "Arroz de ervilhas com bolinhos de bacalhau"
Chefe de cozinha: Al

Ingredientes
  • Arroz agulha marca "Arroz todo bom"
  • Ervilhas do Gana congeladas a uma temperatura de -10º
  • Azeite "Canta de Galo"
  • Óleo vegetal de girassol
  • Cebola nova ou velha (a idade não importa)
  • Pimenta (atenção, este ingrediente é fundamental)
  • Sal grosso ou fino (como preferirem, gostos não se discutem!)
  • Água da torneira (sem lixívia, de preferência...)
  • Bolinhos de bacalhau (já prontos... já que a sua preparação fica para uma outra receita!)

Utensílios fundamentais:

  • Panela em inox com pegas em ouro (de preferência da TV Shop)
  • Colher de pau (não se aconselha o uso do pau de cabinda)
  • "Pano evita queimaduras"
  • Frigideira

Confecção

Coloca-se "ao lume" a panela com um fio de azeite, com a cebola cortado em quadrados (atenção: garantir que são mesmo quadrados e não rectángulos ou outra figura geométrica... estamos a cozinhar e não a demonstrar os nossos conhecimentos de geometria adquiridos no secundário!).

Após estarmos naquela fase em que a cebola ganha alguma côr, mas antes de queimar, adiciona-se a água, juntamente com a um pouco de sal e pimenta. Saliento que a pimenta é fundamental!

Deixa-se ferver, isto é, espera-se que a água se comece a movimentar e a ganhar umas bolhinhas... Chegando a esta fase, colocam-se as ervilhas e logo de seguida o arroz. Fecha-se o tacho!

Entretanto, vai-se abrindo o tacho e mexendo com a colher de pau, só para dar aquele ar que sabemos cozinhar!

Enquanto o arroz processa a sua bela cozedura, colocam-se os bolinhos congelados na frigideira e deixamos os mesmos ganhar um certo bronze! Mais uma vez, antes de os queimar, é necessário retirá-los.

Passados cerca de 10 minutinhos, prova-se o arroz do tacho só para garantir que está cozidinho e voilá!!! Está feito!!!

Deliciem-se!!!

3 comentários:

Carminho disse...

Caro Chéf Al,

Só lhe digo uma coisa: depois de tantos elogios da sua esposa, caríssima Calina, relativamente belíssimo prato que lhe preparou no outro dia só me resta agradecer a generosa partilha do 'know-how '!

Como bem sabe, aqui a Carminha ainda anda de 'fraldas' no que se refere à mestria culinária.

Mas confessa: usaste o avental que o Bilha te ofereceu, não foi?? :)

Continuação de bons cozinhados e belas degustações juntinho da tua menina :)

Ivana disse...

Apreciei a partilha do Know How culinário (inspirei-me na Carminho). A questão da pimenta é deveras relevante mas devo acrescentar que sem sal.... a vida não tem o mesmo sabor. Por isso, prudência!

Acho muito generoso da tua parte teres sugerido seres sempre tu a cozinhar em terras alentejanas. De facto! E acho também tocante, até, o facto de os meninos sugerirem lavar a loiça todos os dias.

Perante tanta generosidade, quem somos nós, meninas, para recusar esta dádiva?!

Sim meus caros, aceitamos. Não se fala mais nisso! Aceitamos.

Bolinhos para todos.

Isa disse...

Qual escalada ao topo do Evereste...
Qual descida às profundezas do oceano, ou aos infernos do centro da Terra...
Qual viagem à Lua, a Marte ou a Plutão???
Que perigos são estes...que adrenalida despontam, face ao perigo de se estar diante de um tremendo, enormendo, abrasador FOGÃO!!

Al, meu corajoso, meu bravo, meu guerreiro... TU que por mim foste capaz de tal feito... TU que me obrig..., que me deste o prazer de ser a cobai..., a primeira a provar tão.... tão..... delicioso manjar: OBRIGADA!

Obrigada amorzinho, por tudo aquilo que és capaz de fazer por mim de livre e espontânea vontade!!

Amo-te muito.


PS.Terei o prazer de poder compartilhar com TODOS, faço questão até, uma degustação da especialidade do famoso Chef AL!!