terça-feira, junho 06, 2006

Bacalhau com Natas... com uma pitada de Sal, q.b.

“Como quem num dia de Verão abre a porta de casa E espreita para o calor dos campos com a cara toda”

- Olha-me isto!! O que se passou aqui?! Quem é que andou a pintar o meu belo estabelecimento! Que cena!!

Bilha, no arrancar de mais uma manhã solarenga de Junho comentava desta forma o enorme grafitti colorido que cobria parte da sua lanchonete com música.

- Inda por cima fala-me aqui de campos!! Isto vai afugentar a clientela!! Eles vão pensar que em vez de virem prá praia, tão a chegar ao campo!! Ca ganda chatice!! Inda por cima num se percebe: então espreita-se pró calor?! Hei, que já se me estragou o dia!!

- Calma, Bilha, tudo tem uma explicação. O menino tem andado tão atarefado a tentar descobrir uma fórmula que combata a Frize de bacalhau do Bar da Betty que parece esquecer-se das coisas...Vá lá, ‘Porque recordar é viver’, faça um esforço e lembre-se. Quem é que ultimamente anda possúida pelos grandes génios da Literatura?? Hum...Quem é que passa a vida a citar Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade, Tony Carreira e o grande Toy?? Hum, diga lá quem, hum? – dizia a Bilha a ultra sensata e sempre fashion Má-Dá (que hoje trazia as calçadas as suas sabrinas douradas...a bater com o dourado do sol...sempre na moda!! ;))

- Ei, ganda nóia!! Foi ela!! Ganda maluca!! Ai, se a apanho de Boogie!!! Foi a Ivana, tá-se a ver pelo graffiti!! C’um camandro!! Prontos! Ufa, estou mais descansado!! É que depois de ter visto aquele filme marado do Código do tal méne chamado Vinci pensei que isto aqui escrito fosse um anigrama, ou coisa e tal!! Sou um tipo da paz, da camisa havaina, da chinela...

- Calma, Bilha...É só um grafitti, a Ivana tem que fazer exposições do trabalho dela em algum sítio não é?

- Yá...olha mas bora lá começar a fritar pastéis de bacalhau, que estão quase a ser nove da matina e o pessoal que vem pra praia quer comer!!!

- Está a sair, chefinho!!

Enquanto Má-dá se enfiou na cozinha da lanchonete e fazer bolinhas dos pastéis de bacalhau, Bilha fazia o inventário dos ingredientes:

- Ei, isto hoje começa pró torto! Num posso crer nisto!? Ó Má-Dá, tens por aí as pérolas mágicas!!??

- Não Bilha, acabei ontem com o ultimo pacote!

- Yá...vou ter então que pôr em marcha o plano B! - saca do aparelho celular móvel que Carminho lhe havia oferecido pelos anos e marca o número 459857.

Do outro lado da linha, aparece uma menina telefonista que diz:

- Caro cliente, este número está incompleto. Para ligar para a linda cidade dos moliceiros, dos ovos moles e das salinas, disque o prefixo 256. Obrigada e volte sempre, porque enquanto existirem pessoas que não marcam os números de telefone correctos, eu vou ganhado uns tustos a fazer gravações com esta voz ultra-sexy. Agora, pode ir à sua vida, jovem. Desligue, desampare a linha!!

Embora Bilha tenha ficado algo atordoado com esta voz mega sensual, lá conseguiu estabelecer a ligação:

- Tá lá!!? – dizia uma voz grave do outro lado do auscultador.

- Iá, méne, é o Bilha! Tá tudo?!

- Ei maior! Tá tudo! Há que tempos não falamos, meu! Tás bacano?

- Tudo nos conformes! Tou aqui com falta dos grãozinhos!! Topas?

- Grãos!? Ei, ó pá, mas que queres que te diga? Eu ainda tentei ir ao Grão D’ Areia no outro dia, mas aquilo está sempre à pinha! Também não é preciso ficares assim!? Vamos lá ver as babes esta semana, alinhas?

- Ei, ei...alinho, mas não é isso! Falta-me aqui os pózinhos mágicos, o poderoso conservador dos meus bacalhaus!!

- Ei, a sério? Então, caro amigo, não te preocupes, vou já à Ria fazer um carregamento e já estou a caminho!! Antes mesmo de piscares os olhos!!

E, antes de Bilha piscar o olho, estava a entrar pelo areal adentro um Porsche Carrera amarelo (a bater com o sol, claro está!! E com a tonalidade da areia!!) a alta velocidade.

As meninas que estavam sentadas na esplanada da lanchonete a tomar a sua meia de leite com o belo do pastelinho de bacalhau logo se agitaram e sacaram dos espelhinhos das suas carteiras. Enquanto retocavam o baton, soltavam pequenos guinchinhos: hihihihihi, hihihihi, hihihi

(inda dizem que as mulheres são descendentes do macaco...quer-me a mim, narradora, parecer que descendem dos pinguins,...com estes guinchinhos...bem, adiante).

O Porsche faz uma travagem brusca mesmo na soleira de madeira da lanchonete e logo se levanta uma espessa nuvem de areia. Entretanto, Bilha e Má-dá desatam a tossir...enquanto estão às apalpadelas ao ar...

- Então, cóse, está tudo? – diz o viajante ultra-veloz, mais rápido que o sapo e do que as novas placas terceira geração e meia!

- Então, méne! Cof, cof, cof! Dá cá um abraço!!! – diz Bilha, emocionado e completamente engasgado com as quantidades industriais de areia engolida...

- Sim, vim-te acudir. Trago aqui material do bom! Estes são pós do melhor, do bom mesmo! São pedras diria! Pedras precisosas!! Ei, Má-dá, princesa, trazes aí a carreta de mão, pra descarregar o produto?

- Tudo eu! Dois marmanjos e terei que ser eu a sacrificar as minhas unhas impecáveis! (mas lá foi...)

De repente, o aveirense, vindo directamente da Ria, descarrega o seu Porsche e saltam qual pepitas (!) quantidades colossais de nada mais, nada menos, do que Sal!!!!!

(sim, sal!!! qual é o espanto?! Dah, estavam à espera do quê?? eu dei pistas...ora leiam pra trás....ai, esta gente!! bem, é sal do grosso, do salgadinho!!!)

- Ei, dá cá um abraço...

(Argh...parem lá com isso...Gaijos a abraçarem-se tantas vezes...Parem com isso!! Já chega, já se percebeu que são bué de amigos. Isto da amizade é lindo e coisa e tal, mas doseiem aí as manifestações!! Continuai, então, mas afastados, okis? – narradora sofre...mesmo!)

- Ei, ó Sal, tu esmeraste-te. Trazes aí produto do bom! Isto agora é que vai ser cada bacalhauzinho salgadinho, upa, upa!! – dizia Bilha, fascinado.

- Pois, é pá. Sabes que agora com a concorrência ali na Ria de Aveiro, os carregamentos têm que ser grandes e na hora, para garantir o produto mais fresquinho do mercado!! Eles no Jumbo e no Pingo Doce garantem ‘ah, e devolvemos o dinheiro é o fresquinho e tal’, mas eu cá digo: ‘Não há sal mais fresquinho do que o do Sal!!’

- És o maior. ‘brigadão, salvaste aqui montes de bacalhaus, pá! Ficas connosco para o jantar! Vamos preparar hoje uns Bacalhaus com Natas com uma pitada de sal, que vais-te regalar! Vou já convocar o resto do peoples, o g+g e hoje aqui, na Lanchonete, isto vai BOMBAR!!!


E prontos, mais uma boa acção para o Mundo foi realizada, desta vez por um novo membro que, vindo de Aveiro, se associa ao gang dos mais giros e que veio salvar milhões de bacalhaus indefesos!! Será que se habitua aos hábitos de cá, desta cidade do Norte? Como será que o Sal reagirá ao constatar que poderá ter que andar de metro? Bem, sendo o metro da mesma cor do seu Porsche pode ser que o choque seja menor...
Bem, Sal, eu narradora e em nome dos g+g dou-te as boas vindas aqui!! Sem dúvida que vieste condimentar um pouco esta bacalhoada! Esperamos agora que contribuas com post(as) de bacalhau, que a gente bem aprecia!!!

3 comentários:

Ivana disse...

Uélcame Sal!

Nau, ól iu ave tu du is pouste!!

injói!

Madalena disse...

Seja Muito Bem Vindo Sal!

Espero que goste da recepção que lhe preparamos!

Agora toca a participar com umas postas!

E divirta-se!

P.s. Narradora, a menina é de mais!

Unknown disse...

meu deus....

maria ausenta se para umas pesquisas.. umas labutazinhas de fim-de-semana e quando volta encontra o blog em estado de sítio!!!

só podia haver gente nova... não se via tamanha revolção desde a xegada da carissima betty!!!

inda bem, sê bem vindo Sal... confesso que já começava a ter pena do Bilha ... isto agora será sem piedade!!!

PS - Carminho serás sempre a minha ídolo!!! sem hipótese!! i know what i mean!!!

Love iu ole miss iu ole