quarta-feira, março 08, 2006

Mulher


do Latim muliere
subs. f.,
pessoa do sexo feminino, depois da puberdade;pessoa adulta do sexo feminino; esposa; consorte; senhora; pessoa do sexo feminino pertencente à classe popular; o conjunto das pessoas do sexo feminino; espécie de jogo.
Botânica,
- frágil: planta africana.

Neste Dia Internacional da Mulher evoco sensações visuais com o quadro ' Three Ages of Women' de Gustav Klimt. Porque não há palavras para definir a sua essência...

Um presente para todas nós.

4 comentários:

Ivana disse...

Porque não há palavras para definir a sua essência, custa-me que tenha que existir um dia para que isso seja recordado...

A essencia humana, a dignidade e o quase tocar da divindade que todos nós temos por estarmos vivos (porque é disso que se trata aqui), são indescritíveis. São sentidos. E por serem sentidos deveriam ser intocáveis.

Não é justo ter que haver dias para que se lembrem disto. Não estaremos a perpetuar as diferenças?

Mas isto sou eu, menina mulher que ainda agora aprendeu a andar... Acontece que me incomodo com isto...

Carminho disse...

O assinalar deste dia é importante, pelo menos a meu ver.

A sua origem está justamente numa mulher que, em conjunto com outras mulheres, originou a Women’s Trade Union League, uma união de operárias que conquistaram a pulso forte e à custa de muitos confrontos físicos, melhores condições de trabalho, maior dignidade, melhores salários e, mais tarde, o direito ao voto e ao exercício pleno da sua cidadania.

É certo e sabido quea conquista destes direitos não faz sentido. Eles deveriam ser auto-adquiridos logo à nascença, intrísencos à vida de qualquer ser humano, independentemente do sexo.

Mesmo assim, tendo consciência que longos caminhos terão de ser construídos, este Dia é um estímulo para mulheres que, por esse mundo fora, persistem incansalvelmente na lutam pela Igualdade de direitos, pela não exclusão, pelo combate à à violência. É um Dia que homenageia quem não se calou nem se calará.

Quanto mais não seja, pelo menos hoje fala-se disso. Aqui em Portugal, antes do 25 de Abril, nem falar disso se podia...Se não houvesse essa conquista, será que hoje alguma de nós poderia estar a comentar este Dia? Existiria consciência ou submissão?

Madalena disse...

Seja lá qual for o motivo que levou a existência deste dia, para mim, ele não devia existir.

Não me interessa saber sequer os motivos, as diferenças existem e não é com este dia que as vamos combater, diminuir ou extinguir.

Quanto às mulheres, sim temos as nossas especificidades e só por isso somos especiais; mas diga-se lá o que se disser se os homens não podem viver sem nós, nós também não pudemos viver sem eles.

É apenas a minha opinião

Carminho disse...

Estava a terminar de ler o comentário da Madalena e dei-me conta que, de forma não intencional, acabei por gerar um tema de debate no blog!

Consegui!! Serviu!!!!

Bjs :)