quinta-feira, setembro 24, 2009

Personalidade 'melhora' com a idade, diz estudo

As pessoas se tornam melhores e mais generosas ao ficar mais velhas, de acordo com uma pesquisa realizado nos Estados Unidos. Os cientistas descobriram que a personalidade das pessoas muda com a idade e, na maioria dos casos, para melhor. A descoberta contradiz estudos anteriores, segundo os quais a personalidade de uma pessoa estaria completamente formada até os trinta anos e, a partir daí, não sofreria mudanças.
Alguns especialistas acreditam que traços de personalidade são geneticamente programados para parar de mudar no início da vida adulta. Mas o estudo recente sugere o contrário.

Os investigadores da Universidade de Berkeley, na Califórnia, basearam as suas descobertas numa pesquisa feita com mais de 132 mil pessoas entre as idades de 21 e 60 anos.
Cada um fez um teste de personalidade publicado num site na internet. Os investigadores selecionaram apenas os que residiam no Canadá e nos Estados Unidos. Os participantes fizeram um teste usado para avaliar o que os psicólogos consideram as cinco características básicas da personalidade humana. Eles avaliaram a variação de atitudes dentro dessas características:

* Consciência: confiabilidade, perseverança, eficiência e atenção, qualidades que se opõem à falta de cuidado, desordem, preguiça e falta de concentração.
* Extroversão: facilidade de expressão, entusiasmo, energia e espírito de aventura, ao contrário de quietude, timidez, reserva.
* Capacidade de acomodar situações: solicitude, consideração, capacidade de confiar no outro, cooperação, cujo oposto seria a intransigência, frieza, rudeza, espírito briguento.
* Estabilidade emocional: calma, confiança e relaxamento, características que se opõem à tensão, preocupação, instabilidade, nervosismo.
* Abertura a novas experiências: originalidade, curiosidade, imaginação, espírito artístico, inventividade, idealismo, amplitude de interesses.

Segundo os incestigadores, o estudo revelou que o aspecto consciência melhora durante a vida e particularmente entre os vinte e trinta anos. Na prática, isso significaria que as pessoas se tornam mais disciplinadas e mais organizadas. O estudo também revelou que a capacidade de acomodar situações melhora durante a vida e particularmente entre 30 e 40 anos. Ou seja, a pessoa se torna mais calorosa, generosa e solícita.

Os investigadores dizem que a pesquisa revelou que:

1) o equilíbrio emocional nas mulheres melhora com a idade, mas não muda nos homens. Para os cientistas, isso é um indício de que as mulheres se tornam mais estáveis à medida em que envelhecem;

2) homens e mulheres tornam-se menos abertos com o passar do tempo;

3) as mulheres ficam menos extrovertidas com a idade. Os homens, no entanto, não deram indícios de ficarem menos extrovertidos com o passar do tempo;

4) as mulheres jovens tendem a ser mais neuróticas e mais extrovertidas do que homens jovens, no entanto, a diferença diminui com a idade.

Os pesquisadores afirmam que o estudo prova que a personalidade de uma pessoa pode mudar no decorrer da vida.

"Esse estudo indica que as pessoas continuam a amadurecer durante a fase adulta", afirmaram os cientistas em artigo no Journal of Personality and Social Psychology (Fonte: BBC)


Quatro 'piquenas' observações se me ocorreram após a leitura do artigo acima:

- 132 mil pessoas (!!) dispuseram-se, durante 39 anos, a fazer testes para um bando de investigadores?!

- não admira que a amostrinha 'piquena' se tenha revelado menos aberta a novas experiências com o passar dos anos! Já deviam rogar pragas a si mesmo por se terem metido com os investigadores!!

- tenho para mim que a conclusão do estudo - '' a personalidade de uma pessoa pode mudar no decorrer da vida '' - está directamente correlacionada com o abuso de substâncias (Xanax, Valium's, Tercian) que os participantes utilizaram para 'sobreviver' a este estudo que mais parecia um anúncio das pilhas Duracell (e dura, e dura, e dura...)

- há 39 anos atrás já era possível fazer testes pela internet? (hum...vou googlar a tentar descobrir ...)

1 comentário:

Betty disse...

Um estudo deveras interessante! Só ainda não conclui se, para as mulheres, a mudança de personalidade é positiva ou negativa.