segunda-feira, setembro 07, 2009

Condições de Trabalho motivadoras (ou ninguém está bem com a vida que tem!)

A propósito da temática recente aqui no blog ‘ambiente de trabalho’ fiquei hoje super descontente com a conversa que tive com 2 colegas à hora do almoço.
Comentávamos sobre o português que aparecia no Expresso deste sábado quetrabalha na Pixar e sobre o facto de ele se dizer super motivado devido às condições de trabalho que a sua empresa lhe proporciona e, que no seu entender, são altamente motivantes fazendo-o sentir-se realizado profissionalmente.

Ora dizia o rapaz, um jovem claramente deslumbrado, que nos estúdios da Pixar sempre que precisa de espairecer não precisa de ir muito longe, dado que no mesmo espaço os funcionários dispõem de um campo de futebol, uma piscina aquecida, um ginásio, uma universidade particular, jardins de perder de vista, um meeting point no exterior onde cabem mais de 800 pessoas e, para finalizar, uma mega estrutura onde trabalham mais de 800 pessoas com duas salas de cinema (uma delas com o melhor sistema audio do mundo), uma sala de entrada com um restaurante, salas de jogos a perder de vista...

Perante estas condições, os meus colegas lamuriavam-se.
Ora a mim, como mandatária da pasta ‘’recursos humanos’’, coube-me arelembrar-lhes que a nossa empresa não fica abaixo de Pixar nenhuma!

Ora, cá na empresa, para começar temos algo que a Pixar não tem: um solário (!) que fica na sala do Informático. Olharam-me com espanto. Não sabiam?! Então, pois que outra explicação se poderia dar para o facto de todas as lâmpadas no tecto daquele gabinete serem em tom de amarelo-torrado ao contrário da iluminaria alva dos restantes gabinetes? E que outro motivo levava a que as pessoas passassem às meias horas para cima lá enfiados?

No meu entender, esta situação é ultra-vantajosa para empresa e funcionários, senão vejamos:

- a produtividade aumenta dado que não existe necessidade de as pessoas tirarem férias sob o pretexto de terem que apanhar sol. O sol vem até elas!
- as vendas disparam. Quem é que não compra o que quer que seja aos nossos funcionários sensuais e super bronzeados?
- os funcionários recebem um aumento de ordenado. Ora se as vendas disparam, as comissões também!!

É genial!

Quanto a espaços ao ar livre. Nas traseiras do edifício temos um pátio magnífico, onde podem jogar à bola, entre outras coisas. Ok que está voltado para dois monumentais rochedos. Ok que já por lá foram avistados pequenos Mickeys en passant e está certo que a vegetação circundante lembra a selva amazónica, mas se olharem para o céu em vez de olharem em redor, vão ver que o ar é bastante respirável e que até é agradável ver as nuvens a passar... Pronto, têm que fazer um esforço adicional e levar uma máscara se não forem fumadores, porque esse é o único espaço no qual é permitido fumar …

Ah e tal, mas têm ginásio!
E nós também! – respondi indignada - ou o que é que chamam ao que se passa no Armazém? Sobe caixa, caixote, caixona!
Desce caixa, caixote, caixona!
Repete a mesma série 2 vezes e depois 10 agachamentos enquanto cola as etiquetas e as guias de remessa!
Para não falar de que o porta-paletes é super radical! Andar de porta-paletes na nossa rampa é quase equiparável a uma actividade radical como andar de skate ou algo do género!!
E que dizer do salto em comprimento que temos que fazer a caminho do trabalho, no tempo das chuvas, para escapar às poças no caminho?

De seguida queixaram-se que não tinham salas de cinema? E eu pensei (Ingratos!? Et tu Brutus?!)

Caros colegas, querem lá coisa mais cómoda do que ter home-cinema no trabalho? Todos os postos de trabalho estão equipados com You Tube, Windows Media Player, VLC, e (rumores correm por aí) de Emules e outros sites que permitem downloads de filmes que ainda não chegaram sequer a Portugal! Por isso, a única queixa que podem fazer é que não há pipocas na máquina de vending, mas até isso é contornado porque temos 4 microondas e só têm que trazer o belo do saquinho que se compra em qualquer Blockbuster.
Se quiserem até sala VIP têm: basta deixarem de ser preguiçosos e encherem os colchões insufláveis que a Optimus deu de brinde! Nós temos data-show e tela, for god's sake!

Por isso, não há cá desculpas para falta de motivação que a empresa está toda ela apetrechadinha e, para os que como eu são reconhecidos pela Administração pelo seu mérito, pode ser que um dia (se se portarem bem) sejam contemplados com um sistema de sauna privativo no gabinete!
Ah, isto durante o Verão, porque dá imenso jeito para eliminar gordurinhas e toxinas. No Inverno, o gabinete é mais arca frigoríficazinha, o que é maravilhoso porque ajuda a conservar a minha pele e assim prevenir rugas. Ou como é que acham que mantenho este ar jovem e fresco?
Porque eu mereço!

4 comentários:

Ivana disse...

Nós cá não temos nada disso, porque na verdade temos horário flexível! De maneira que podemos chegar às 10:30, sair para almoçar durante duas a três horas e depois despegar do trabalho às 17:30.
É espectacular porque ainda podemos tirar férias quando queremos, sem restrições, e podemos utilizar os recursos da empresa para nosso próprio proveito.
Ah... espera... Ah isto não é comigo... Hmmm pois... Bom, pelo menos alguns de nós podem fazer isso cá... Alguns podem! Ah pois é! Espectacular!!!

Unknown disse...

não tens mais nada que fazer?? assinado menino Pedro

Unknown disse...

É assim: não fui eu que escrevi o comment anterior. O miúdo apodera-se do teclado!!!

Olha, no meu office já foram vistos Mickeys a passear! Sim, dentro do escritório e em horário laboral!!

E não é só ratos, desconfio eu!!

Os meus colegas de trabalho em vez de tratarem bem aquilo que têm (a cozinha e o wc, por exemplo) agem como selvagens e confesso que começo a ter nojo de usar a loiça da cozinha!!!

Mas, enfim. Nem todos podem trabalhar na PIXAR!!!

Unknown disse...

As minhas condicoes de trabalho devem ser muito boas para eu ainda estar aqui as 7h da tarde? Isto nao e normal?? Eu tinha dito que nao o ia fazer mais!!!!