segunda-feira, outubro 23, 2006

Fica comigo esta noite...

Este é o título do livro que li este fim de semana. A autora é a Inês Pedrosa.
Já tinha lido o «Fazes-me Falta» dela e estava com altas expectativas face a este livro. Estava com saudades de ler um livro com um registo intimista e por isso gostei muito do que li. Ao todo, uma dúzia de contos, alguns em discurso directo, apresentam-nos pessoas comuns que podiam ser nossos vizinhos, colegas, familiares ou talvez nós mesmos. Senti humanidade no que li, senti uma sensibilidade grandiosa no uso das palavras. Há muitas metáforas nos contos, mas por vezes o simbolismo toca o que o realismo não consegue alcançar. Gostei verdadeiramente. De uns mais do que de outros. Por isso, senti esta necessidade de partilhar esta coisa boa, esta companhia numa tarde já fria e chuvosa.

Deixo aqui algumas coisas que me tocaram...entre outras:


«...Vejo-te mas não te conheço ainda, quero conhecer-te mas não sei que palavras inventar para te puxar para a minha vida.
Junto de ti descobri, de repente, a alegria que trazia escondida numa cave no coração. Deixei de ter caves e sotãos dentro de mim, corredores escuros onde o vento do medo uivava. Nunca mais fui assombrado pelas roucas marés da infância.
Todo o amor é uma prisão, minha querida, uma prisão inventada por nós contra a escancarada brutalidade da vida.
A tua ideia de amor é essa - a instrução para a sobrevivência.

Todo o Amor »

« Não me diga que a beleza está nos olhos de quem a vês, porque não é verdade. A beleza está é no coração de quem a sente...
Conversa de Café »

E pronto... Boa semana.

2 comentários:

Ivana disse...

Eu gostei especialmente do conto "A Cabeleireira".

Inesperado.

Unknown disse...

Sim... muito bom...
Lê "Nas tuas mãos" dessa mesma Sr.ª Inês Pedrosa.
Fez-me pensar, fez-me sentir e no fim senti que podia pensar e sentir algo mais!