quinta-feira, abril 06, 2006

De que cor são os beijos?

«Passavam das nove quando, como todas as noites, João se meteu na cama da sua mãe e se aconchegou a seu lado. Como gostava daquele calor tão familiar e ao mesmo tempo tão especial!
Olhou para ela de soslaio e perguntou-lhe:
- Mamã, de que cor são os beijos?
- Os beijos? Pois..., ora...os beijos podem ter muitas formas e cores. Realmente, mudam de cor consoante o que nos querem dizer. Alguns beijos, meu menino, são pequenos, barulhentos, divertidos e muito, muito brincalhões. São de um vermelho brilhante como...comos as cerejas! E dizem-nos: «Gosto de ti pela tua alegria, frescura e vitalidade».

- Ah, como as cerejas que pomos nas orelhas como se fossem brincos! – disse João.
- É isso mesmo! Também há momentos em que os beijos são suculentos, estão cheios de vitaminas cor-de-laranja. São os que nos abraçam com força e dizem: «Bom dia, toca a acordar!».
- Já os conheço! – interrompeu João. São os que me dás quando me dizes: «Vou-te comer com beijos!», não é mamã?
- Sim, são esses!
- E de cor amarela, mamã? Existem beijos de cor amarela?
- Pois claro! Nos dias em que os beijos são cálidos e intenso, a cor amarela deles brilha como o sol. É quando nos dizem como gostam do nosso carinho e companhia.
- Ah sim! E nos oferecem abraços e carícias... Gosto muito desses, mamã – disse João.
- Mamã, e os que fazem cócegas na orelha, nas bochechas e no pescoço? Esses são de que cor?
- Ora...esses... Esses são os que se mexem ao ritmo da música e são de cor verde luminoso como os campos e os bosques quando sopra o vento. Os beijinhos verdes adoram a vida e gostam de ver respirar e crescer os seres queridos.
A mãe, vendo que João estava a fechar os olhos, baixou a voz e continuou:
- Às vezes, por outro lado, os beijos são demorados e tranquilos, de um azul suave e fofinho como o céu. São os que nos explicam que o seu amor é profundo, sem limitem, um amor tão grande que, olhes por onde olhares, parece que nunca se acaba.
- E podem chegar até à Lua? - perguntou João.
- Claro que sim – respondeu a mãe.
- E sabes? Muitas vezes são de uma cor lilás escura e misteriosa. São os beijos que nos consolam quanto estamos tristes ou confundidos ou não sabemos que fazer ou onde ir e nos dizem: «Não te preocupes, que vou estar sempre ao pé de ti».
João, fazendo um esforço para não fechar os olhos, exclamou:
- Mamã, os beijos são das cores do Arco-Íris!
A mãe olhou para ele, sorriu e beijou-lhe a testa. Com uma voz fraquinha, João voltou a perguntar:
- E este, mamã? De que cor era este beijo?
A mãe sussurrou-lhe ao ouvido:
- Este, meu filhinho, era um beijo de «Boa Noite», branco como a neve e queria exprimir-te como eu gosto do silêncio da paz e da calma que sinto ao teu lado. E sabes como nasceu a cor branca, João? ... De um beijo que se deram todas as cores do Arco-Íris...»


Carla Pott & Elisenda Querlat



Não resisti a postar este delicioso texto...Na capa do livro diz que é para crianças dos 4 aos 8 anos...mas, é tão mentira!! Os beijos não perecem, não têm tempo de consumo, muito menos estão limitados a uma faixa etária ... Para todos aqueles que compõem as imensas cores da minha paleta de vida, envio beijos...de todas as cores do Arco-Íris ... Nunca deixemos de beijar e de ser beijados ...

2 comentários:

Unknown disse...

Obrigada por me dares a conhecer este texto maravilhoso.. fantástico.. lindo...

Realmente as coisas por vezes são limpidas e simples como uma conversa com crianças.. nós adultos é que nos esquecemos disso e ligamos o complicador....

Realmente a vida é feita de muitas cores... e os beijos que tornam a nossa vida mais doce, mais bonita, mais maravilhosa são coloridos, variados e distintos... tendo em comum o facto de nos fazerem bem.. muito bem...

O que falta neste mundo é tirar tempo para beijar.... portanto dêm o exemplo e beijem-se.... muito... muito... muito.....

Obrigada....

Madalena disse...

Minha linda que texto tão lindo!

Pena que muitos de nós tenha esquecido já a simplicidade das criianças.

Depois de um texto destes, não poderia deixar de enviar


Beijos, muitoooooooossssssssss!