quarta-feira, março 09, 2011

Algures no Bombarral, descobrimos o Éden ...

«O Buddha Eden Garden é um espaço com cerca de 35 hectares, idealizado e concebido por Joe Berardo, em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi, um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras primas, do período tardio da Arte de Gandhara.

Em 2001, profundamente chocado com a atitude do Governo Talibã, que destruiu, intencionalmente, monumentos únicos do Património da Humanidade, Berardo deu início, a mais um dos seus sonhos, a construção deste extenso jardim oriental. Prestando, de certo modo, homenagem aos colossais Budas esculpidos na rocha do vale de Bamyan, no centro do Afeganistão, e que durante séculos foram referências culturais e espirituais.

Pretende-se, que o Buddha Eden Garden seja um lugar reconciliação. Sem nenhuma tendência religiosa, abrimos as portas, a todas as pessoas, independentemente, da religião, etnia, nacionalidade, sexo, idade, condição cultural ou social, convidando à união, comunicação e meditação, como forma de redescobrir a felicidade. Ambicionamos, assim, percorrer o caminho contrário à destruição do ser humano e disseminar a cultura da paz.

Esta é uma instituição cultural sem fins lucrativos e ao serviço da comunidade nacional e internacional, que tem como missão sensibilizar o visitante para o conhecimento interior, através do seu jardim em diálogo com um vasto património escultórico, vocacionado para a meditação e promoção da interacção social e cultural, conforme os princípios da solidariedade e da dignidade humana. »


Com alguma dificuldade conseguimos descobri-lo mas a procura por terras do Bombarral valeu a pena!! Deixo algumas das fotos de um Jardim encantador!







3 comentários:

Unknown disse...

Que giro!!

Os meus pais foram lá no Verão de 2009 e gostaram muito!!!

Madalena disse...

Que giro! Não tinha conhecimento da sua existência.

Mais um lugar a visitar.

manuela barroso disse...

É exactamente como diz!
Um Paraíso difícil de encontar mas que existe mesmo aqui "ao lado".
Paz, exotismo, liberdade, tudo isso se respira!
Parabéns pela sua "semeadura" como diz Erikson!