quinta-feira, outubro 01, 2009

“Outono é…

Castanhas assadas, quentinhas, a empurrar o nevoeiro, de preferência. O fruto tem versões maravilhosas, como o puré a acompanhar peças de caça, ou glacés, uma delícia importada de França. São sinónimo de estação fria, dias curtinhos, ruas ventosas ou nevoentas e remetem de imediato para os confortos do Outono e do Inverno.

Tal como as mantas. Podem ter ficado guardadas no banco-baú, na cesta ou na prateleira de cima dos armários da casa, mas chega o Outono e lá vêm elas ocupar os seus lugares num braço do sofá ou nas costas da poltrona da leitura. São, de resto, a companhia ideal para um livro e um chocolate quente, a bebida rainha em casa, no aconchego ou nos bares, onde apetece estar ao fim de tarde com os amigos ou na companhia ideal.

O Outono traz inevitavelmente notas nostálgicas à mente, recolhe-se o pensamento como se recolhe a luz (…). Com o corpo ainda luzidio pelo sol de Verão, os olhos plenos de mar e verde, as primeiras folhas a cair com os ventos outonais clamam por pés aconchegados em botas grossas, lembram-nos de que é preciso aproveitar as pinhas caídas antes que cheguem as chuvas e arranjar lenha que alimente as lareiras no Inverno e chamam pelo príncipe da estação: o pijama. Ai o que o Inverno gosta de pijamas…”

In Notícias Sábado, de 19 de Setembro de 2009

5 comentários:

Carminho disse...

Sim, é verdade que o Outono também tem os seus encantos, ou não fosse eu 'filha' dele.

Ai o que eu gosto de castanhinhas assadas!! Mal posso esperar por elas (e pela consequente dor de barriga tb! Paciência... a gula tem as suas consequências..)

Unknown disse...

Falando em castanhas, rissóis de castanhas são das melhores coisas que já comi neste País. Curiosamente, num almoço no dia de Natal.

Unknown disse...

Ahhh.. adorei o textinho!!!

E sim, as minhas mantinhas já andam pelo sofá e pela caminha!!!

Madalena disse...

E não é que já há castanhas à venda, na esquina de Júlio Dinis com a rotunda da Boavista!

Oh ye!

Ivana disse...

quem quer quentes e boas? Quentinhas!!!!!