quarta-feira, setembro 24, 2008

Nasceu ...

Após a desordem, eis que finalmente foi aprovada a Lei que regulamenta a criação da Ordem dos Psicólogos.

Se será uma coisa boa ou não, o tempo o dirá. Espero eu que sirva para bem mais do que receptor de cotas.
Que sirva, por exemplo, para começar a separar o trigo do joio, no que respeita a profissionais provenientes das milhentas instituições que hoje têm a Psicologia e outras primas (tipo psicopedagogia curativa?!) no 'cardápio'...

Um dos requisitos para inscrição e passagem a membro efectivo na Ordem Psi é possuir uma licenciatura em Psicologia (isto no caso pré-Bolonha) de 5 anos - Check!
O seguinte é realizar um estágio profissional com duração de 12 meses - Check! (há 5 anos atrás!)
Será que conta ou teria que fazer outro? Hum...

De qualquer das formas se calhar já nem interessa dado o meu questionamento acerca do meu estado de alma Psi. Receio que esta notícia não tenha tido o impacto grandioso que certamente teria tido há pelo menos 5 anos atrás, em que acreditava na força das Instituições na defesa dos interesses dos seus membros e na imposição da dignidade da profissão.

Provavelmente não serei membro da Ordem, tal o afastamento contínuo da profissão. De mais a mais, fui-me afiliando noutras Associações e Grupos cujas cotas já me dão despesas que chegue.

Deixo sim, neste espaço virtual, um enorme desejo de que finalmente a Ordem consiga, de uma vez por todas, travar a exploração desumana e vergonhosa dos intermináveis e sucessivos estágios não remunerados que muitos dos nossos Psicólogos se vêem forçados a aceitar, agarrados a falsas promessas de um dia terem a verdadeira paga do seu trabalho e esforço.
Que o estatuto do Psicólogo passe do papel para a rua e que a profissão passe a ser reconhecida e remunerada em confirmidade.
Em suma, que se cuide deles.

E biba a 'Orde' dos Psi's ... mas só os do Minho que eu sou elitista :) : ) :)

Sem comentários: