quinta-feira, outubro 02, 2008

Tea / Chá

Segundo a Wikipédia,

O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores, raízes de uma planta, como a camomila e cidreira. Geralmente é preparada com água quente. Cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidação, fermentação, e o contacto com outras ervas, especiarias e frutos.

Continuando a ler o artigo do Chá, descubro que uso do chá enquanto bebida social data da época da dinastia Tang (fico a sabe o mesmo!!!!).

No parágrafo seguinte leio uma curiosidade que me faz sorrir:
Os primeiros europeus a contactar com o chá foram os Portugueses que chegaram ao Japão em 1560.

Isto é tão português: ficar contente por os portugueses terem sido os primeiros!! Não acontece todos os dias? Ou acontece e nós esquecemo-nos?

Voltando à história, parece que depois a Europa começou a importar as folhas e o chá tornou-se popular , especialmente entre as classes mais abastadas na França e Países Baixos.

Continuo e encontro mais uma curiosidade aqui para os tugas:
O uso do chá em Inglaterra é atribuído a Catarina de Bragança, princesa portuguesa que casou com Carlos II de Inglaterra) e pode ser situado cerca de 1650.

Bem, se querem mais curiosidades vão a:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ch%C3%A1
http://en.wikipedia.org/wiki/Tea


Eu deixo aqui a minha homenagem a esse néctar que se não é dos Deuses, é de perto. Sempre gostei muito do cházinho de ervas que a minha mãe me levava à cama todos os dias à noite (Ai que saudades!!!).
Agora que cresci (ou não) substitui os mimos da mãe por um consumo absolutamente louco de chá durante o dia. Ou não vive-se eu no Reino Unido onde beber chá è um ritual, é uma prova de carácter e faz parte da cultura. Como ir ao Pub beber cervejas até cair para o lado, comer sandocas em frente ao computador durante a semana, ter a mania que ainda são parte de um grande Império e acreditarem piamente que o Mundo todo fala, percebe e se exprime em inglês.

Eu já bebo o meu com leite e sem açúcar. Já estou meio nacionalizada!!!!



1 comentário:

Carminho disse...

Com que então o chá era a bebida social da época da dinastia Tang?
E eu a pensar que os Tang só bebiam sumo em pó!!
;)
Esta foi tão seca, tão seca, que vou já buber um cházinho!

Gosto de chá, mas com leite nem pensar! Já experimentei e cada coisa na sua vez. Não sou uma 'cházeira'. Sou, como sabes, a menina das meias-de-leite. No entanto, agora sou fã e um pouco viciada no Pleno Tisanas Chá verde e limão. É água amarela mas com um sabor maravilhoso! Tens que provar! É viciante!

(no próximo episódio do Bacalhau não me escapas! nem imaginas o que se vai na mente relacionado com essa tua adicção ao chá!!hehehehe!)