quarta-feira, dezembro 12, 2007

Time-Out precoce - E Esta Hein?

O time-out é o nome que se dá a uma estratégia usada nos contextos educativos e não só e que basicamente consiste na retirada de alguém de um envolvimento positivo para um ambiente desagradável, em consequência do não cumprimento de determinadas regras ou da exibição de comportamentos indesejados por parte daquele.
Por exemplo: quando a professora manda o aluno que se porta mal para o canto da sala, virado de costas para os colegas.

Ora fontes próximas asseguram que o time-out começa a ser também ele aplicado pelos mais jovens em contextos fora da sala de aula, senão vejamos:

JP, menino louro de olhos azuis com ar angelical encerra avó materna em compartimento fechado.
A situação insólita ocorreu na passada segunda-feira quando nada o fazia prever. JP, criança com um ano e meio de idade movimentava-se livremente na cozinha da sua avó materna que, diariamente, cuida de si.
Ao lado da cozinha existe uma outra divisão pequena, um WC de apoio. Mal a avó entra na divisão, eis que o petiz fecha a porta e, não satisfeito, roda a chave, trancando assim a sua avó!
Sozinhos em casa, a cena começa a tornar-se desagradável pois a avó, apesar dos insistentes pedidos para que o pequeno JP lhe abra a porta, continua a ver-se encarcerada entre 4 paredes que começam a estreitar-se!
Enquanto isso, o menino dos cachos dourados delicia-se a explorar as prateleiras da cozinha e demais compartimentos até então de acesso negado.
Com evidente falta de ar, a corajosa avó persiste na sua luta por uma brecha de ar e consegue finalmente arrombar a porta e cortar-se na mão e, como não há duas sem três, rebentar com um cano de água que começa de imediato a espirrar em todas as direcções.
Impávido e sereno, JP assiste à cena.
Com ele permanece o segredo: que lição deveria a avó ter aprendido?

E esta hein??

1 comentário:

Madalena disse...

Uma palavrinha apenas: fenomenal.

Pensando bem é melhor outra: espetácular.

JP tás lá!