sexta-feira, junho 18, 2010

Continuando il giro di Roma ...

Entramos na Piazza Navona, uma das muitas praças romanas, mas a que mais nos agradou.
À entrada deparamo-nos com a Embaixada do Brasil (em Roma estão sedeadas centenas de diferentes embaixadas) e em frente, com um simpático grupo de músicos a tocarem temas conhecidos da bossa nova brasileira.
A Fonte dos 4 Rios de Bernini (um dos escultores preferidos do Vaticano) encheu-nos a vista com a sua beleza e proporcionou-nos o refrescar tão ansiado por quem andava a conhecer a cidade a pé debaixo de um calor que ultrapassava os 30 graus!
Por toda a Cidade, existem bicas onde centenas de turistas, como nós, se reabastecem de água. É potável, fresquinha e, por incrível que pareça, muito saborosa!
É também na Piazza Navona que encontramos reunidos artistas fantásticos, cujas aguarelas (sobretudo) eram verdadeiras obras de arte.
Aliás, em Roma respira-se talento no campo das Artes!!
As gelatarias animam-se com as gentes e esperar na fila por um gelatto italiano valeu bem a pena! De Stracciatela, como não poderia deixar de ser!

Nesta cidade parece não existir hora fixa para as refeições. Nas imensas esplanadas plantadas por toda a cidade, assistimos a pessoas a almoçar e a jantar fora das horas habituais. Efeitos dos fusos horários.
Por isso, desde as nove da manhã que ver pizzas acabadinhas de sair dos fornos a servirem de montra nas confeitarisa se tornou um cenário habitual.

Passear pelas ruas estreitas e mais escondidas de Roma é uma verdadeira delícia. Nelas encontramos desde lojas de artesanato variado a antiquários, livrarias, lojas de bicicletas (não fosse este, a par das Vespas, o veículo privilegiado de locumoção em Roma), lojas de roupa e, sobretudo, bairros floridos e incrivelmente acolhedores, com pessoas nas janelas a quem, por simpatia, se acena e que nos devolvem o gentilmente o cumprimento.

Não há pressa nestes caminhos, até porque a estrada de paralelos escorregadios não o permite. E é nesse vagar que se saboreia esta dolce vita e esse dolce fare niente tipicamente romanos.

Alguns exemplos do que vos falo....

Piazza Navona




















Explorando a Cidade e os recantos roma(nticos)






































4 comentários:

Unknown disse...

Que fixe!!!

Também quero ir viajar!!!

Ah pois, eu vou!!! Já na 5f a noite...... :)))))

Carminho disse...

Este bacalhau anda cá um viajado!!

Mas é espectacular poder partilhar aqui as fotos dos lugares.
Aguardo pelas de Parias com muita curiosidade e altas expectativas :)

Baci amici

Madalena disse...

Tão bom que é viajar!

As paraças devem ser fantásticas!

E as pastas e as pizzas são boas?

Carminho disse...

Deliciosas!!

Mas cá também temos restaurantes italianos a servir ao mesmo nível!!