domingo, junho 10, 2007

Ser português....

Dia de Portugal- Oficialmente Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas. A data do falecimento de Luís Vaz de Camões em 1580 é utilizada para relembrar os feitos passados. (Wikipédia)

Para mim, o Dia de Portugal era tradicionalmente apenas mais um feriado. Que na maior parte dos anos foi passado a estudar para algum dos muitos (imensos) exames da escola / faculdade. Já lá vão os tempos....
Hoje, Dia de Portugal, a "alguns" quilometros desse rectângulo à beira mar encontrado, juntei-me aos "tugas" que em Kennington Park celebravam o dia. Nunca pensei estar em plena Londres a comer pão saloio e petiscos assados (mesmo à portuga) enquanto abanava a "coxita" ao som da nova Mónica Sintra, a Micaela ou Soraia, ou lá como se chamava essa promessa da música ligeira portuguesa!!! Acompanhada de muitos tugas e dois japoneses um pouco alienados, respirei (além do fumo da sardinha e do frango assado) um ar português.

Interroguei-me: o que significa ser português?

A minha resposta é: ser português é escutar o Variações no meu ipod ao caminho de casa enquanto caminho pelas ruas da metrópole! E sentir saudades. É isso ser português.

E para vocês?


PS - As fotos, como não podia deixar de ser, são do Visual Photos.
A busca: Portugal.
Estas eu gostei muito e partilho convosco.





2 comentários:

Ivana disse...

Silogismo portuga:

Eu tenho saudade.
Ter saudade é ser português.
Eu sou portuguesa.

Carminho disse...

Saudades tenho-as (e muitas):
tuas, do meu irmão e dos meus sobrinhos, de quem já cá não está...

Ser portuguesa, pelo menos, dentro dos meus sapatinhos é ter a noção de que o mundo é um todo, imenso e fabuloso, onde só existem as fronteiras que o Homem cria.
E ter esta vontade de conhecer o máximo que puder deste Mundo enquanto por cá andar ...