sexta-feira, janeiro 14, 2011

Dos Agentes Imobiliários (com quem me tenho cruzado)

Antes de dizer o que quer que seja, não posso deixar de manifestar a minha total perplexidade para com as reacções ao meu último texto.
Digamos que a intenção de mudar as águas do Bacalhau foi um pouco mais além e atrever-me-ia a dizer que não só as mudei como as agitei!
Estas reacções não só vieram comprovar que a temática capilar não só é uma preocupação nacional como também além-fronteiras!
:) Obrigadíssima!
Mais recentemente, tenho direccionado a minha energia para a temática imobiliária.

Dado que tenho um imóvel para arrendar ou (preferencialmente) vender, lidar com agentes imobiliários tem sido uma experiência constante e, diga-se, muito reveladora.

Como diriam os americamos atrevo-me a resumir «in a nutshell» esta interacção como «desastrosa».

Se tivermos em linha de conta que hoje em dia que a procura de empregos é tremendamente superior à oferta dos mesmos, om lógico será esperar o máximo profissionalismo e eficiência dos profissionais que connosco se cruzam. Tudo, claro, em busca da sobrevivência, que é como quem diz, da conservação do empreguinho...
Certo?
Errado!
Não generalizando e cingindo-me apenas à minha experiência com meia dúzia de profissionais da área imobiliária, devo dizer que observo exactamente o oposto.

Em todos eles, consegui isolar uma série de características que são absolutamente o oposto daquilo que eu considero (ainda) ser o perfil de um profissional competente.
Ora a saber:

- Tremenda Falta de Pontualidade (é que não há uma única vez que não leve seca!!)

- Ineficiência Total na Gestão de Contactos
(« Desculpe, apercebi-me agora que estava a ligar para o seu numero profissional e que me havia pedido para lhe ligar para o número pessoal...»)

- Incapacidade de Gestão de Tempo e de Prioridades
( «Ah, vem a caminho para a reunião? Ai! Peço desculpa mas esqueci-me completamente! Podemos adiar? ... Não?! Então, então, pode ser para depois do almoço que está quase a ser?» ou
« Amanhã tem o meu email na sua caixa de correio, se calhar ainda mesmo hoje à noite!» (pois, até hoje ...)

- Ausência de Ética
(«Sim, claro que está em boas mãos, apenas andamos dois meses sem publicitar o seu imóvel com a informação correcta porque, pronto, a culpa foi da sua comercial que por acaso agora até já nem trabalha connosco... Mas agora com a nova vai correr tudo bem!!»)

- Deficiente escuta activa ou amnésia
(«Ah,afinal o valor do condomínio não é o que andamos a publicitar. Ah, tínhamos dito isso? Ah....ZZZZZZZZZ)

Isto tudo para dizer que parte das brancas mais recentes já têm explicação!!

Sem comentários: