quarta-feira, janeiro 13, 2010

A ‘’menina do tempo’’

No Inverno chove. É algo que aprendemos como sendo um dado adquirido, desde tenra idade. Há Invernos em que chove mais e Invernos em que chove menos. Pacífico.
De uma forma geral, acontece todos os anos haver, devido às chuvas mais intensas, problemas de escoamento de águas, inundações de vias que geram, invariavelmente, o caos no trânsito. Acontecem acidentes, filas intensas, lentidão na circulação e, consequentemente, atrasos ao trabalho para a maioria das pessoas.
Que todos nós sabemos disto, é ponto assente. E, para quem como eu, preza a pontualidade, percebe com imensa facilidade e rapidez de raciocínio que uma forma de evitar estes atrasos é sair de casa com maior antecedência. Programar o despertador para uma hora mais cedo, levantar a essa mesma hora, entrar no carro, conduzir na calma, passando aqui e ali por algum problemazito de menor e …voilá! Chegar ao emprego com atraso zero! Ali, limpinho, registo de ponto imaculado!
Simples, não?
Pois então, porque é que as pessoas se atrasam de manhã quando chove mais?! **

Esta questão parece ter intrigado deveras a minha Chefe que, cansada de tanto atraso matinal e, achando óbvio todo o racional acima exposto, decidiu presentear-me esta manhã com um email, cujo texto reproduzo abaixo:

Acho que tem sido um exagero os atrasos dos colaboradores em dias de chuva.
A primeira, segunda vez ainda posso aceitar, mas consecutivamente parece-me que é falta de planeamento e que já acham que não tem problema chegarem atrasados com a justificação da chuva.
Na minha opinião, sabendo que a previsão do tempo para o dia seguinte é “chuva” (intensa ou não) deve existir a preocupação de sair mais cedo de casa para enfrentar o trânsito.
Como tal não tem acontecido vais passar a enviar ao final do dia a previsão de tempo para o dia seguinte.
Obrigada.

Apesar de lisonjeada com tal nobre tarefa a mim atribuída vi-me, no entanto, forçada a declinar o convite para ser 'menina do tempo' aqui na empresa uma vez que a acumulação de tarefas poderia ser contra-producente para mim. E, para além do mais, o meu objectivo nunca foi enriquecer, pelo que dois trabalhos, logo, dois salários, não é coisa que me atraia.
De maneira que, de forma humilde, respondi a este amável email, agradecendo a oportunidade dada, mas que tal teria que ficar para uma próxima oportunidade dado que o meu trabalho actual – lidar com pessoas com o respeito e dignidade que elas me merecem – me ocupa 100% do meu tempo. E, para além disso, ser a 'menina dos recursos humanos' é um estatuto que me levou ainda um tempo considerável a adquirir e, costuma-se dizer que ''em equipa ganha, não se mexe ''.
E então, depois, o que respondeste ao email? – perguntarão.
Ora bem, se bem me recordo, escrevi um textinho a dizer que a piada era gira mas que eu ia guardá-la para amanhã me rir (porque sou poupadinha) e fiz um gesto muito feio para o monitor antes de clicar no ‘’enviar’’... Ah! E pedi a Deus que me desse uma dose extra de paciência que estou a precisar dela!!


** parece que por vezes, as coisas ficam más ainda durante a noite e por isso levantar mais cedo não adianta. Melhor mesmo é dormir na empresa ou - ainda melhor!! - fazer jornada contínua!!!

1 comentário:

Maria disse...

Muito muito muito bom!! Alias EXCELENTE!!! Adorei. E quem disse que trabalhar é aborrecido!?? Nao com historias destas!!!

PS - Aqui neva um 'cadinho (sim, nem um bocadinho é) e comecam os emails "devido ás graves condicoes metereologicas!!! " ahahahhahahahaha

Piadinha, né!!!