sexta-feira, dezembro 29, 2006

Um ano novo cheio de sorrisos e sucessos... e de canções de amor

É dia 28 de Dezembro. São 19h30 e estou parada numa fila de trânsito algures no Porto. Na rádio o Sr Rui Veloso diz que já não há canções de amor por não haver quem acredite... Fico a pensar: terá ele razão?
Estou nisto envolvida quando olho para a minha direita e me salta à vista o néon do night club “Ondas da Noite”. Pois, por aqui não há quem acredite em canções de amor, de certeza. E vai daí, nem sei, uma senhora que dizem ter sido frequentadora destes locais está no top de vendas dos livros em Portugal. E ainda dizem que não há quem leia em Portugal! Ultraje!
O semáforo ficou verde e voltou a vermelho e eu avancei apenas meia dúzia de metros. No quentinho do meu carro os pensamentos não param. Penso que amanhã (ou seja hoje) é o último dia útil do ano! Mais um ano que passou. Hora do cliché: o que se passa com o tempo que agora voa? Ainda ontem estávamos numa casa de Tum a preparar a despedida de 2005!
Agora que comecei a pensar no ano que está a terminar não consigo deixar de o ver em revista. Aqui há uns anos num final de ano fiz uma lista de coisas que pretendia melhorar em mim. Acho que a pobre da lista acabou num contentor de papel para reciclar. As minhas intenções eram boas, acreditem. Ter-me-á faltado na altura força de vontade para pôr em prática as minhas intenções. Acho que é sempre assim. Sabemos o que temos de mudar, o que podemos fazer de modo diferente, o que nos fará melhor. Só que por vezes esse caminho aparenta ser mais atribulado e deixamos de o escolher. Optamos pela estrada mais gasta, já com indicações dos que lá passaram. È natural, suponho eu.
O ano de 2006, como todos saberão, foi um ano de grande mudança para mim. A minha múltipla personalidade assumiu-se de vez e às tantas já nem eu sei se sou Maria, Ju ou Little Princess. Penso que no fundo sou um misto de muita coisa. E descobri que é na existência de diversidade e pluralidade que estão as coisas boas. Antes achava que só havia uma forma correcta, um caminho, uma opção. Neste ano que agora termina percebi que as coisas não são tão lineares como às vezes pensamos. Foi um ano bom. Muito bom, aliás.
Claro que para alguns, o ano foi igual a tantos outros, com pouco de novidade.
Para outros terá sido para esquecer.
Seja qual for o caso de quem está agora a ler faço uma proposta, tirem uns momentos para reflectir um pouco neste ano que passou. Vão ver que mesmo sem fazer lista do “a melhorar” ou “a fazer” será um exercício proveitoso.

Eu já passei o meu ano em revista.
Já arrumei as minhas questões.

Estou pronta para o 2007.
Espero-o munida do meu sorriso, do meu casaco quentinho e da minha vontade de viver cada dia novo que aí vem!


Para todos, um ano novo cheio de sorrisos e sucessos... e de canções de amor.
È que me parece que o tal Sr. é capaz de não ter muita razão....

2 comentários:

Carminho disse...

O Ruizinho às vezes precipita-se...

Sim, façamos análises a nós mesmos: Pontos Fortes, Pontos Fracos, Ameaças e Oportunidades (a típica análise SWOT).

Eu não faço só no fim do ano. Na verdade isto é um continnum...o tempo.

Apenas um desejo: que todos tenhamos mais tempo para aproveitarmos as coisas boas da vida. :)

Ivana disse...

Cara Maria

Vivendo eu em constante banda sonora, este ano foi rico em sinfonias e orquestras.

Espero, muito mesmo, continuar a escutar os momentos de Big Band entremeados de belas melodias tecidas com as notas mais fantásticas.

Para todos, boas músicas!