“Outono é…
Castanhas assadas, quentinhas, a empurrar o nevoeiro, de preferência. O fruto tem versões maravilhosas, como o puré a acompanhar peças de caça, ou glacés, uma delícia importada de França. São sinónimo de estação fria, dias curtinhos, ruas ventosas ou nevoentas e remetem de imediato para os confortos do Outono e do Inverno.
Tal como as mantas. Podem ter ficado guardadas no banco-baú, na cesta ou na prateleira de cima dos armários da casa, mas chega o Outono e lá vêm elas ocupar os seus lugares num braço do sofá ou nas costas da poltrona da leitura. São, de resto, a companhia ideal para um livro e um chocolate quente, a bebida rainha em casa, no aconchego ou nos bares, onde apetece estar ao fim de tarde com os amigos ou na companhia ideal.
O Outono traz inevitavelmente notas nostálgicas à mente, recolhe-se o pensamento como se recolhe a luz (…). Com o corpo ainda luzidio pelo sol de Verão, os olhos plenos de mar e verde, as primeiras folhas a cair com os ventos outonais clamam por pés aconchegados em botas grossas, lembram-nos de que é preciso aproveitar as pinhas caídas antes que cheguem as chuvas e arranjar lenha que alimente as lareiras no Inverno e chamam pelo príncipe da estação: o pijama. Ai o que o Inverno gosta de pijamas…”
In Notícias Sábado, de 19 de Setembro de 2009
quinta-feira, outubro 01, 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Sim, é verdade que o Outono também tem os seus encantos, ou não fosse eu 'filha' dele.
Ai o que eu gosto de castanhinhas assadas!! Mal posso esperar por elas (e pela consequente dor de barriga tb! Paciência... a gula tem as suas consequências..)
Falando em castanhas, rissóis de castanhas são das melhores coisas que já comi neste País. Curiosamente, num almoço no dia de Natal.
Ahhh.. adorei o textinho!!!
E sim, as minhas mantinhas já andam pelo sofá e pela caminha!!!
E não é que já há castanhas à venda, na esquina de Júlio Dinis com a rotunda da Boavista!
Oh ye!
quem quer quentes e boas? Quentinhas!!!!!
Enviar um comentário