terça-feira, outubro 16, 2007

A ‘filosofia’ das vendas

Descobri hoje a existência de uma corrente sociológica e deveras metafísica aqui na empresa.
Recém chegados da China, após uma semana intensa e dolorosa (tadinhos) a passear com os nossos melhores clientes, o Director Comercial reunia com a sua equipa de vendedores no ‘salão’ social da empresa onde tomavam descontraidamente o café da manhã (eram exactamente 11:45 que isto de vir da China e tal desregulou os despertadores dos senhores):

- Então, isso são sapatos que se usem? – dizia o Director Comercial a um dos seus súbditos.
- Ah querias tu uns desses! – respingava o subalterno.
Eis que um outro interpela o chefe:
- Estive a falar com o cliente Tal e ele queria estar a receber as comissões de acordo com o esquema anterior. Diz que é injusto ...
O Chefe esfrega o queixo e, sabiamente, instrui:
- Diz-lhe que até ao final do ano que continua a receber de acordo com este esquema e que depois vamos rever a situação. Mas atenção! Diz-lhe isto com positivismo!
- Ah sim, sim! Tem que ser mesmo assim dito, com positivismo, porque ele já anda chateado com isto! Porque ele vê que tudo continua na mesma e se lhe digo que vai mudar e ele pensa que até pode piorar para o lado dele...
- Claro, tens que lhe mostrar positivismo! Que as regras por enquanto se mantêm as mesmas e que depois aí vê-se.

Dispersaram...

Atenta a esta dinâmica comercial, cogitei:
Temos nesta empresa uma filosofia de vendas única e nunca que me tinha apercebido!
A venda positivista!

1 comentário:

Ivana disse...

A venda positivista, tal como mestre Comte nos ensinou, é a venda "com sete acepções: real, útil, certa, precisa, relativa, orgânica e simpática".

Compreendo o adjectivo, portanto.

E ainda dizem que as empresas em Portugal não promovem a ciência... Viva o método, viva a observação, viva o bacalhau!

Na verdade, fiquei curiosa sobre os sapatos do dito súbdito...